domingo, 15 de maio de 2016

Hyostrongylus rubidus

O hyostrongylus rubidus é um parasita comumente conhecido pelo nome verme vermelho do estômago é acometido suínos e raramente coelhos.

Esses parasitas apresentam avermelhados finos de 4 a 9 mm de comprimento.


Os ovos saem nas fezes e em 24 a 48 horas caem no meio ambiente e em condições favoráveis (temperatura e umidade) as larvas se desenvolvem. A infecção ocorre por ingestão das larvas presente na água e/ou alimentos,essas se desenvolvem dentro das glândulas gástricas  em duas semanas. Após isso voltam para a luz do estômago. As larvas podem permanecer por vários meses na mucosa gástrica, onde provocam a formação de nódulos.

Ciclo biologico Hyostrongylus Rubidus


Sinais Clinicos
O animal apresenta infecções leves em geral são assintomáticas.Infecções maciças podem causar diminuição no apetite, vômitos,anemia e perda de peso.Em alguns casos pode ou não ocorrer diarréia. (Taylor;Coop;Wall,2009).
O diagnostico é feito por exame de fezes em busca de ovos.Na necropsia, os pequenos vermes avermelhados podem ser vistos na mucosa gástrica.



Tratamento

O tiabendazol, sob a forma de pasta,sabonete e pomada aplicado na dose de 50mg/kg de peso vivo tem eficiência superior a 95% na remoção dos parasitos.


A ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando suas mortes e eliminando-os.

Fonte : Bayer aves e suinos
Ação Farmacológica

O mecanismo de ação da ivermectina envolve um mediador químico que emite sinais entre as células nervosas ou entre uma célula nervosa e os músculos.Tal, drogra,neuro-transmissora,é denominada ácido gama amino butírico mais conhecido pela sigla GABA.


Referencias Bibliográficas

M.A.Taylor;RL Coop and RL.Wall, 3 edition,Veterinary Parasitology
BARROS, Ciro Moraes; DI STASI, Luiz (eds.). Farmacologia Veterinária. Manole, 2012.
Bula Ivomec . Proprietárioe fabricante: Merial Saúde Animal Ltda

Referências Eletrônicas

Especial Parasitologia em Suínos: Hyostrongylus rubidus. 27/ago.2002.Disponivel em :
Ivermectina (comprimido) Disponivel em :






Nenhum comentário:

Postar um comentário